A força das fraquezas


Oque seria uma pessoa forte? Seria Hulk que fica verde e esmaga toda merda que tem na sua frente? Ou o senhor Superman com poderes incríveis? Ou ainda Thor que voa com seu martelo mágico? Será Thanos o mais forte dos vilões? Eu não sei, porém sei que, se forte ou fraco depende da perspectiva de cada um, todos somos de algum modo fortes, temos força, temos habilidades, capacidade de fazer as coisas acontecerem, isso é força!

Existem vários tipos de força, há quem tem força física, outros têm músculos no cérebro, alguns tem força espiritual, outros têm músculos no coração, os físicos falam de coisas como força de gravidade, força normal, força elástica, força x, força y, força z, enfim, cada qual tem sua própria força, e é forte à sua maneira. Para mim, a força só se manifesta quando existe fraqueza, não é na força que temos que mostrar a força, e sim na fraqueza que temos que mostrar força, não é na força que se deve mostrar a fraqueza, a fraqueza não deve ser exibida, e sim admitida. Quando reconhecemos nossas fraquezas, então chegamos a ser verdadeiramente fortes, existe um homem na bíblia, o homem é um dos mais falados do novo testamento, o apóstolo Paulo o homem que disse:

2Timóteo 4: 6. Quanto a mim, já estou sendo derramado como vinho na oferta de libação. O momento da minha partida se aproxima. 7. Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé! 8. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me concederá naquele Dia; e não somente a mim, mas certamente a todos os que amarem a sua vinda.

Que fez inúmeros milagres, que teve muitas experiências com Deus, curou doentes, ressuscitou mortos, fez muitas coisas extraordinárias e inclusive foi arrebatado para o céu, apesar de tudo isso, ele tinha uma fraqueza, uma espinha no seu corpo, e quando orou muitas v vezes para ser curado o Senhor respondeu:

2 Coríntios 12: 9. Entretanto, Ele me declarou: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim. 10. Por esse motivo, por amor de Cristo, posso ser feliz nas fraquezas, nas ofensas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Porquanto, quando estou enfraquecido é que sou forte!

O poder de Deus se aperfeiçoa nas nossas fraquezas

Enquanto não admitimos ser desesperados e necessitados de Deus, não tem como ele operar, o nosso Deus nos deu a capacidade de tentar, e muita das vezes tentamos demais, muito ao ponto de esquecer que ele mesmo nos deu a opção de confiar nele, entregar a ele nosso caminho que ele tudo fará, e quando nos esquecemos disso não tem como ele agir, não tem como Deus te dar um filho quando ainda depende da ajuda do médico para conceber, não tem como Deus te dar o cargo de chefia quando acha que subornar o gerente vai valer a pena, não tem como Deus te tornar inteligente quando ainda acha que cabular dá um jeitinho nas notas, não tem como Deus te curar da sua impotência sexual quando ainda achar que um pouco de Viagra faz milagres, não tem como Deus agir enquanto não admitimos ser totalmente dependentes dele.

Enquanto enfeitamos a morte, não tem como Deus trazer a vida, enquanto não admitirmos ser cegos não tem como ele nos dar a visão, são as fraquezas que permitem com que a força volte a surgir, são as fraquezas que permitem que Deus nos fortaleça, não atraímos a atenção de Deus quando fingimos ser fortes, e sim quando admitimos ser fracos porque é isso que somos, fracos, pequenos e insignificantes.

Romanos 8: 26. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras. 27. E aquele que sonda os corações conhece perfeitamente qual é a intenção do Espírito; porquanto, o Espírito suplica pelos santos em conformidade com a vontade de Deus.

Nem orar sabemos, porque somos fracos, o espírito santo é o responsável por nossas orações mal feitas, mas graças a Deus temos um grande sumo sacerdote que foi capaz de adentrar os céus, Jesus, o Filho de Deus, mantenhamos com firmeza nossa declaração pública de fé. Pois não temos um sumo sacerdote que não seja capaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos o Sacerdote Supremo que, à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas, porém sem pecado algum, Ele tem compaixão dos enfraquecidos e dos humildes, e os salva da morte! Ele os resgata da opressão e da violência, pois, aos seus olhos, a vida que lhes corre pelo sangue é por demais preciosa.

Paulo vai dizer 2 Coríntios 11:30

Se, portanto, devo me orgulhar, então que seja nas atitudes que revelam minha própria fraqueza.

Não precisamos ter vergonha das nossas fraquezas, muito pelo contrário, precisamos perceber que as nossas fraquezas nos tornam fortes,

1 Coríntios 1: 27. Pelo contrário, Deus escolheu justamente o que para o mundo é insensatez para envergonhar os sábios, e escolheu precisamente o que o mundo julga fraco para ridicularizar o que é forte. 28. Ele escolheu o que do ponto de vista do mundo é insignificante, desprezado, e o que nada é, para reduzir a nada o que é, 29. com o objetivo de que nenhuma pessoa se vanglorie perante Ele.

Sendo assim, fortalecei as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Irmãos, também vos exortamos a que admoesteis os sonolentos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais pacientes para com todos. Aceitai o que é fraco na fé, sem a preocupação de debater assuntos controvertidos. Nós, que somos fortes, temos o dever de suportar as fraquezas dos fracos, em vez de agradar a nós mesmos.

Post a Comment