A parábola da dracma perdida


Lucas 15: 8. Ou ainda, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? 9. E, tendo-a achado, reúne suas amigas e vizinhas e proclama: ‘Alegrai-vos comigo, porque agora achei minha dracma perdida’. 10. Eu vos asseguro que, de igual modo, há grande júbilo na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

A dracma

Uma dracma era uma moeda de prata, de valor equivalente a um denário com o qual se pagava por um dia de trabalho, oque chamaríamos de diária numa linguagem mais actualizado. Provavelmente Jesus se referiu a uma senhora pobre que tinha naquela soma de dinheiro todas suas economias. A perda de uma única moeda representava motivo de grande preocupação.

Perdida em casa ( Lucas 15:8a)

Na parábola anterior, a ovelha perdeu se quando afastou se do rebanho, nesta a dracma se perdeu dentro da casa de sua dona, isso nos mostra uma imagem de um crente perdido mesmo dentro da igreja. É verdade, e muito triste, mas certas pessoas em algumas igreja, frequentam os cultos, as reuniões e as vezes alguns são obreiros e possuem cargos de liderança e mesmo assim não tem comunhão com Deus, ou por causa daquele senhor chamado orgulho ou aquela coisa que chama se adultério, entre outras coisas como a falta de perdão, mágoa, ressentimento, aborrecimentos e ódios, e essas pessoas se não forem achadas a tempo para se voltar pra Deus ficarão perdidos para sempre (1 João 2:9,11; 3:15). Na vida humana uma moeda desaparece devido nosso descuido, na espiritual: alguém só se desvia porque assim quer. Jesus disse: ” as minhas ovelhas ouvem a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem, eu lhes dou a vida eterna e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos ( João 10:28).

Acendendo a candeia e varrendo a casa (Lucas 15:8b)

Numa casa, há lugares Claros e escuros, há lugares iluminados e há lugares sombrios. A mulher para achar a dracma acendeu a luz, varreu a casa e buscou o objecto perdido, com muita diligência até encontrar, eu quero que acreditar que isso deve acontecer na igreja também 

a) a luz precisa estar acesa: para que os crentes caídos no pecado e na iniqüidade se arrependam e voltem ao caminho, é necessário que a palavra de Deus seja ensinada: “lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho ( Salmos 119:105) “… penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e das medidas e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração ( hebreus 4:12)

b) a casa precisa ser varrida: o Senhor Jesus Cristo não quer sujeira e poeira em sua casa, ele exige uma limpeza geral, o Espírito Santo é o responsável para limpar, usando o poder da palavra de Deus, e purifica os crentes com o sangue de Jesus ( 1 João 1:7; Titos3:5). Há muitas igrejas que os dirigentes não se incomodam com a merda e imundice do mundo, e o pecado tomou conta de tudo, muita dracmas estão perdidas e não há quem os encontre

c) buscar o perdido: a mulher, da parábola podemos comparar a Cristo, assim como ela buscou com paciência e todo esforço do mundo pela moeda, o Senhor procura os que estão caídos, desviados dentro de sua casa. Ele espera que está busca seja feita por todos os responsáveis pela sua obra. Caso contrato sofrerão um grave julgamento ( Ezequiel 34:1-4)

A alegria pelo achado ( Lucas 15:9,10)

Na parábola Jesus evidencia a alegria da mulher por ter encontrado a moeda perdida, convida as amigas e os vizinhos para se alegrarem com ela, Jesus , no sentido espiritual concluiu a parábola ao declarar da mesma forma que: há grande alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende

Post a Comment