A parábola da ovelha perdida


Lucas 15: 1. E aconteceu que todos os pecadores, como os coletores de impostos e pessoas de má fama estavam se reunindo para ouvir a Jesus.  2. Entretanto, os fariseus e os mestres da Lei o censuravam murmurando: “Este saúda e se mistura a pessoas desqualificadas e ainda partilha do pão com elas”.  3. Foi então que Jesus lhes propôs a seguinte parábola:  4. “Qual, dentre vós, é homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no campo as noventa e nove e vai em busca da que se extraviou, até que a encontre?  5. E assim que a encontra, coloca-a por sobre os ombros cheio de júbilo  6. e ruma para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e anuncia: ‘Alegrai-vos comigo, pois hoje encontrei minha ovelha perdida’.  7. Eu vos afirmo que, da mesma maneira, haverá muito mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não carecem de arrependimento. 

Introdução

O capítulo 15 do evangelho de Lucas é considerado como sendo a secção dos perdidos e achados da bíblia. É neste capítulo que encontramos as parábolas da dracma perdida, da ovelha perdida e bem como a parábola do filho perdido, em todas vemos Jesus mostrando amor para com os pecadores oque não foi lá muito agradável da parte dos fariseus e hipócritas religiosos.

A murmuração dos escribas e fariseus

a) Os murmuradores de sempre Lucas15:2:  murmurar significa censurar ou repreender disfarçadamente em voz baixa, os escribas e fariseus eram “kings” nesse tipo de comportamento.

b) A murmuração contamina: se os líderes religiosos eram fofoqueiros e murmuradores, o povo poderia aprender com eles, quando Jesus disse que ele era o pão do Céu, os judeus censuraram (João 6:41), na residência de Zaqueu, todos murmuraram porque Cristo entrou na casa de um pecador, (Lucas 19.7)

c) Deus condena a murmuração: o apóstolo Paulo falando aos coríntios, exortava que não murmurassem como os israelitas no deserto, os quais pereceram pelo destruidor (1 coríntios 10:19). Fazei todas as coisas sem murmuração nem contenda (filipenses 2:14). O apóstolo Pedro ordena que sejamos hospitaleiros sem murmuração (1pedro4:9). Há igrejas em que os demônios agem e levam muitos a cair na murmuração, uns contra os outros e vem como todos contra os pastores e obreiros.

O pastor e as 100 ovelhas

Quando Jesus percebeu a murmuração dos fariseus, Jesus aproveitou para contar uma parábola da ovelha perdida.

a) o valor de uma ovelha perdida (Lucas 4.4): Jesus dá a entender que mesmo para os homens daquele tempo, que eram pastores de ovelhas na maioria deles, que uma ovelha tinha muito valor, sabemos que os pastores de ovelhas passavam dias e as vezes muitas noites com o seu rebanho (Lucas 2:8) e de tanto se apegar aos animais, chega um tempo até as chamas pelo nome. Jesus disse disse que as ovelhas ouvem a voz do seu pastor e este pelo nome chama as suas ovelhas e elas o seguem porque conhecem a sua voz (João 10:3,4).

Até quem não sabe de matemática sabe que 99 é maior que 1, e que 99 ovelhas, em termos absolutos, valem muito mais que só uma ovelha. Mas, para um pastor que as amava tanto, uma que estivesse perdida, tinha mais valor que as 99. A lógica de Deus é fora do normal, a artimetica de Jesus era diferente quando o assunto era mostrar coisas espirituais.

b) deixando de lado as 99 (Lucas 15:4): as noventa e nove ovelhas, não ficaram abandonadas no deserto. No oriente, antigamente, e ainda hoje, segundo oque se sabe, os rebanhos eram conduzidos pelo pastor,  que ia a frente das ovelhas ( João 10:4b), auxiliado pelos guardas do rebanho, principalmente quando a quantidade era considerável como essa da parábola em análise. Ter cem ovelhas era prova de ser um proprietário rico e isso o obrigava a contar com outras pessoa para o ajudarem no pastoreio, sendo assim, é fácil perceber que as 99 ovelhas foram deixadas em segurança com os guardadores enquanto o pastor, pessoalmente, ele mesmo, saiu em busca da ovelha perdida. Esse entendimento tem muitos fundamentos bíblicos, o rebanho de Davi por exemplo, talvez não fosse grande coisa, mas para ir ter com seus irmãos na guerra, teve que deixar as suas ovelhas com alguém (1 Samuel 17:20).

c) a busca do pastor (Lucas 15:4): na parábola, o pastor sai em busca da ovelha até que venha a encontrá-la, acredito eu que o pastor sofreu muito com sua incansável para encontrar aquela ovelha. Talvez subiu em montanhas, ou tenha descido vales, talvez andou sobre pedras e espinhos para encontrar aquela ovelha.

Isso tudo nos diz muita coisa, Deus manifestou no seu amor infinito a verdade de que ele não quer que ninguém se perca, mas que todos sejam salvos, e venham a conhecer a verdade ( 1 Timóteo 2:4)

Jesus em seu ministério na terra, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles porque eram como ovelhas sem pastor, e começou a lhes ensinar muitas coisas ( Mateus 6:34)

Ele, o bom pastor, sofreu demasiadamente para nos achar, e encontrou nos em lugares muito constrangedores, ele sofreu muito, mas muito que o profeta Isaías escreveu: não tinha parecer, nem formosura, indigno entres os homens, … Aflito, ferido de Deus, e acrescenta: todos nós andamos desgarrados como ovelhas sem pastor, cada um se desviava no seu caminho, mas o Senhor fex cair sobre ele a nossa iniqüidade (Isaías53:2b; 3a, 4c, 6)

A alegria do Pastor

O encontro: o pastor encontrou a ovelha perdida, faminta, sedenta e com medo. Essa é uma boa figura do pecador longe de Deus. Satanás faz sentir aparente felicidade na situação de ovelha desgarrada. Mas é só ilusão, a palavra de Deus mostra terrível essa palavra de um pecador desviado. Diz que: ” toda cabeça está enferma e todo coração fraco, desde a planta do pé, até à cabeça não há nele coisa sã senão feridas e inchaços, e Chagas podres não espremidas, nem ligadas nem nenhuma delas amolecidas com óleo (Isaías 1:5,6)

o cuidado e alegria do pastor( Lucas 15:5,6): certamente imaginando o estado da ovelha, não podia caminhar com seus próprios pés, o pastor levantou a ovelha, e a pôs em seus ombros, era o cuidado. A alegria demonstrada pela expressão revelada no texto, o pastor se sentiu “gostoso” em outras palavras, cheio de alegria, de muita satisfação por ter encontrado sua ovelha, além disso, a alegria é muita, que ele não quer guardar para si: chegando a casa, convoca amigos e vizinhos e diz: alegrai vos comigo porque já achei a minha ovelha perdida.

A alegria no céu( Lucas 15:17): ao concluir a parábola, o Senhor Jesus disse aos seus ouvintes que assim, como o pastor alegrou se tanto ao achar a ovelha perdida, mesmo sendo possuidor de 99, haverá alergia no céu por um pecador que se arrepende mais do que por 99 justos que não necessitam de arrependimento. Para a contabilidade de Deus a quantidade é o de menos, uma é mais que 99, só na matemática do amor de Jesus, o bom pastor, ele disse conhece as suas ovelhas e daria sua vida por elas ( João 10:14,15) []

Post a Comment