Será que os cristãos devem guardar o dia do sábado?


O sábado, não era um dia de 24 horas instituído por Deus desde a criação. O sábado, significava um estado contínuo do ser humano isto és, um estado contínuo de paz com Deus. Adão e Eva pecaram durante descanso de Deus e destruíram a paz da criação. Deus não descansava no sábado e depois voltava a trabalhar na semana seguinte, e depois descansar no próximo sétimo dia.

Assim que o descanso foi perdido, o sábado foi constituído um dia na lei, no qual o homem caído era ordenado a lembrar Deus, e que o paraíso do descanso se perdera por conta do pecado. A lei do sábado tornou se num trabalho que devia ser obedecido.

Debaixo da lei de Moisés, os hebreus falharam em entrar no descanso de Deus por causa da sua incredulidade (hebreus 4:6). Como resultado de a lei não poder restabelecer o descanso de Deus, é agora anunciado um outro dia que insere o descanso de Deus.

Esse dia se chama hoje: ( hebreus 4:7)

Hebreus 4: 4. Pois em certa passagem, Ele se referiu ao sétimo dia, nestes termos: “No sétimo dia, Deus descansou de toda a obra que realizara”. 5. E novamente, no texto citado há pouco, confirma: “Jamais entrarão no meu descanso”. 6. Portanto, considerando que ainda faltam alguns para entrar, e aqueles a quem antes foram pregadas as boas novas não ingressaram por causa da desobediência, 7. determina Deus, uma nova oportunidade, e a chama de “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por intermédio de Davi e conforme o que já fora proclamado antes: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”.

Hebreus 4:9 declara que ainda há um dia de descanso para o povo de Deus. Obviamente se o sábado da lei de Moisés fosse adequado e fosse de acordo com os propósitos de Deus, então não haveria necessidade de se descutir um outro dia, o que se chama hoje, e um descanso digestivo.

O descanso é descrito como sendo o cessar de nossos trabalhos, que se refere as obras da lei ou ainda outras de justiça ( por nós mesmos) afim de agradar a Deus. Essas obras, nunca seriam capaz de trazer o descanso de Deus que ele mesmo prometeu ao seu povo. Manter o dia da semana nunca vai tornar uma pessoa aceitável e digna do descaso de Deus. O descanso foi perdido no Éden, e agora somente por meio de Jesus pode ser restaurado. E como se chama o dia de descanso? Hoje!

HOJE significa que o sábado não é um dia de 24 horas, mas sim um estado de ser, isso fala de nova criação, o ser nascido de novo, de parar de nós esforçamos para agradar a Deus e entrar no seu descanso por intermédio de Jesus. Paulo vai dizer:

Romanos 14: 5. Há quem considere um dia mais sagrado do que outro; outra pessoa pode entender que todos os dias são iguais. Cada um deve estar absolutamente convicto em sua própria mente. 6. Aquele que guarda um dia especial, para o Senhor assim o considera. Aquele que se alimenta de carne, o faz para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se priva, e também dá graças a Deus.

Paulo falava sobre aqueles fanáticos por dia, em romanos 14:5-6, ele reconheceu te alguns judeus nascidos de novo eram acostumados em manter o dia sábado literal e seria duro para eles mudar esse costume. Mas havia crente gentios que não tinham o mesmo costume, e não deviam ser forçados a manter uma sombra, um símbolo, já que essa sombra foi cumprida, em Jesus o Cristo.

Então isso cabe a sua convicção pessoal se ou não deve guardar um determinado dia para o Senhor. Há flexibilidade no reino em acomodar a fé de alguns, e o entendimento de outros:

Colossenses 2: 16. Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

Manter o sábado literal era uma sombra, alguns podem achar significante manter o sábado mas alguns não vão achar ser significante:

Quando a igreja primitiva reuniu para sua primeira conferência de revisão da doutrina, a lei de Moisés era o tema. A lei, inclui na verdade manter o dia do sábado, em atos 15:5, encontramos as controvérsias e Pedro no versículo 10 diz que a lei de Moisés é um peso, que ninguém podia carregar

Finalmente Tiago conclui concernente aos crentes gentios: que eles deviam afastar se dos ídolos, da fornicação, de comer sangue, como alguns cultos religiosos praticavam. Era notável que os crentes gentios não eram admoestados a guardar o sábado. Essa seria a chance de Deus de no novo testamento estabelecer aos crentes do novo testamento, mas ele não fez, porquê? Porque o sábado, não foi programado para ser um dia específico da semana e sim uma posição de paz com Deus.

Por isso, o sábado é agora não um dia, e sim representa a nova criação em Cristo, Jesus, abriu as portas através da fé, para o descanso de Deus, que se perdeu no Éden. Não estamos mais debaixo de obras mentalmente como o caso de manter as leis, os rituais, os dias e os festivais. Agora temos a realidade na pessoa se Jesus Cristo.

A nossa fé nele, é o nosso descanso e a nossa paz com Deus, somos livres de observar os dias que quisermos, se isso é oque cremos, e de não observar se é isso que cremos, cada dia da semana tem a mesma importância, Cristo é o nosso sábado, não um dia de 24 horas

Post a Comment