Vivendo dentro das promessas de Deus


A vida é feita de promessas, o mundo e regido por promessas, igrejas estão debaixo de promessas, casamentos são formados em certas promessas, vidas acontecem esperando promessas ou em busca de promessas, as promessas estão em todas áreas da sociedade, a ciência prometeu carros voadores, a religião fez tantas promessas, politicos também fazem promessas de uma vida melhor para a sociedade, oque acaba não acontecendo na realidade, mas nas promessas é tudo lindo, e não são os humanos que tem a capacidade de fazer promessas, o Deus dos cristãos, também faz promessas.

Quando Deus encontra um povo preparado para crer nele, então ele conclui que tal povo seja digno de receber uma promessa, nalgumas vezes as promessas são para que o povo que diz adorar a Deus confie nesse Deus, normalmente é fácil no que se pode ver, tocar, ouvir ou até sentir, mas a fé dos cristãos deve ir mais além que isso por, exemplo, na Bíblia tem um homem chamado Abraão que vivia numa terra cheia de homens idólatras, perversos sendo ele o único que cria no Senhor, e só por esse simples crer de Abraão, Deus chamou a ele e fez promessas, a mais conhecida está nessa passagem:

Gênesis 12: 1. Então o SENHOR veio a Abrão e lhe ordenou: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei! 2. Eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; serás tu uma bênção! 3. Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar. Por teu intermédio abençoarei todos os povos sobre a face da terra!”

Esse homem confiava em Deus, no versículo seguinte reage a promessa:

4. Então partiu Abrão como o orientara o SENHOR, e Ló o acompanhou. Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando saiu das terras de Harã.

Depois de chegado a terra onde Deus havia o mandando, a bíblia diz que teve fome, essa fome fez com que ele buscasse solução aonde ele achava que fosse o lugar ideal, as vezes temos cometido os mesmos erros, felizmente para Abraão ele tinha promessa, e voltou rico, mas a promessa de Deus para Abraão não era riqueza, a promessa era benção e multiplicação, em Gênesis 15 a bíblia vai nos dizer o seguinte:

Gênesis 15: 1. Passados esses acontecimentos, o SENHOR falou a Abrão, por intermédio de uma visão: “Não temas, Abrão! Eu Sou o teu escudo; e grande será a tua recompensa!” 2. Contudo, Abrão declarou: “Ó Todo-Poderoso SENHOR, meu Deus! De que valerá uma grande recompensa se continuo sem filhos? Eliézer de Damasco é quem vai herdar tudo o que tenho. 3. Tu não me concedeste descendência, e por esse motivo um dos meus servos, nascido na minha casa, será o meu herdeiro!” 4. Então imediatamente lhe assegurou o SENHOR: “Não será Eliézer o teu herdeiro; mas, sim, filho gerado de ti mesmo será o teu legítimo herdeiro!” 5. Então o SENHOR conduziu Abrão para fora da tenda e orientou-o: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes”. E prometeu: “Será assim a tua posteridade!”

e no versículo seguinte a bíblia diz o seguinte:

Abrão creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justiça.

A Fé de Abraão foi um meio importante para o cumprimento da promessa, Isaque nasceu, de Sara a mulher que não podia fazer filhos, nasceu Jacó o homem dos 12 filhos dentre os quais um sonhador chamado José, que foi vendido ao Egito como escravo e se tornou sendo governador, e veio a fome que obrigou a Israel de novo como o senhor Abraão buscar solução onde se acreditava haver solução, essa solução parecia boa, mas eles tornaram se escravos, durante muitos anos, mas tudo fazia parte da promessa, no meio da crise Deus lembrou de da promessa não que ele tivesse esquecido, e por conseguinte cria mecanismos de cumprir a promessa de fazer o povo de Israel descendentes de Abraão retornar a terra da promessa

A confiança é uma das ferramentas poderosas capazes de fazer com que as promessas de Deus se realizem, as vezes até cremos, mas confiar que é bom, não fazemos.

A falta de confiança gera esquecimento e por sua vez o esquecimento gera incredulidade, o povo de Israel esqueceu das dez pragas que sobrevieram aos egípcios e a murmuração tomou conta, no mar vermelho por causa dos cavaleiros de faraó, no deserto por causa da fome e sede, e até preferiam voltar ao Egito ser escravos do que morrer livres seguindo ao Deus, quantos de nós somos como Israel, Deus tenha misericórdia.

O povo parou de Crer, quando estavam quase de alcançar as promessas, como vem registrado em números 13-14, mas Deus manteve a promessa que fez a Abraão, Josué 21: 43. Assim, pois, deu Yahweh aos filhos de Israel toda a terra que havia jurado dar a seus antepassados. Tomaram posse dela e nela se estabeleceram. 44. Yahweh deu-lhes também paz e tranquilidade em todas as suas fronteiras, de acordo com tudo o que jurara a seus pais. Nenhum dos seus inimigos pôde resistir-lhes, porquanto o SENHOR entregou todos eles em suas mãos. 45. De todas as promessas que Yahweh fizera à casa de Israel, nem uma única falhou: tudo se cumpriu fielmente. Afinal a promessa foi a Abraão e não a Israel, embora com alguns danos colaterais, todos homens que saíram do Egito morreram no deserto, até o próprio Moisés, menos dois, algumas coisas que encontramos durante o percurso em direção as promessas de Deus podem fazer com que a gente perca tudo que ja recebemos.

A paciência dentro das promessas de Deus

Davi quando era miúdo, foi ungido como rei de Israel, mas essa promessa levou muito tempo para se cumprir, Saul tentava mata-lo e ele mesmo teve muitas oportunidades para matar a Saul e tomar posse do trono que já era dele por direito, a precipitação de Saul fez com que ele perdesse o trono, tal trono que Davi o ganhou por sua paciência, as vezes as promessas estão bem perto, mas é necessário esperar,

2 Pedro 3: 8. Contudo, amados, há um princípio que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9. O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

Post a Comment