Desviando dos erros do passado

 



Chega uma fase das nossas vidas que perdemos o foco e quebramos alguns princípios que regem nossa vida, nossa conduta altera e tomamos decisões egoístas, tais que na maioria das vezes e aparentemente são só benéficas para nós, Provérbios 14:12. Há caminhos que ao ser humano parecem ser as melhores opções de vida, mas ao final conduzem à morte. As vezes o que se acredita ser a felicidade, no final das conta só nos levará a destruição, é muito necessário fazer uma análise de vantagens e desvantagens das decisões que tomamos, e mais importante, fazer uma patrulha provisória dos caminhos que vamos trilhar, porque o tempo não espera ninguém, e a vida é pra ser vivida e não uma peça de teatro, Provérbios 4:18. Entretanto, a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando cada vez mais até a plena iluminação do dia. 19. O caminho dos perversos é como as mais densas trevas, nem conseguem saber em que tropeçam.

Há um risco em não saber que tropeçamos, porque a vida parece normal e as nossas decisões parecem as certas, mergulhamos tão fundo nessas decisões que perdemos a noção do certo e do errado, ainda mais quando as coisas ocorrem como o planejado, é difícil fazer com que a nossa consciência opere dentro dos limites que foram estabelecidos, facto que faz com que muita das vezes cada acção em busca da tal chamada satisfação seja cada vez mais pior que a outra, Provérbios 11: 14. Não havendo sábia direção, toda a nação é arruinada; o que a pode restaurar é o conselho de muitos sábios, é necessário fazer nossas decisões baseados naquilo que é a vontade do SENHOR, Provérbios 3: 6. Reconhece o SENHOR em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações. 2 Timóteo 3:17.

Nada dura para sempre, chega uma fase, que as fantasias não conseguem apagar o brilho ds realidade, onde nada importa, onde se percebe que erros graves foram cometidos e tudo que importa é tentar resgatar os princípios perdidos e talvez tentar achar a redenção, nessa fase existe muitos acontecimentos dentre os quais a perda da capacidade de ser sincero, muitas vezes podemos perceber que cometemos erros tentando encontrar algo que julgamos necessário para necessidade e mesmo assim tentar esconder e levar as pessoas e até nós mesmos a acreditar que foi uma causa nobre, não se corrigem os erros escondendo as falhas, outro acontecimento é a perda da capacidade de corrigir as coisas, as vezes até se sabe que cometeu se erros, mas dá aquela vontade de diabólica de continuar na mesma, de achar que não temos cura e somos falhos até a consumação do século e o que nos espera é um julgamento justo, há um grande perigo quando as pessoas se conformam com o erro, porque na maioria dos casos isso leva a uma mudança de comportamentos, para o pior

Ninguém nunca cometeu erros, tem aqueles erros naturais, e tem aqueles que são graves, mas não importa tudo é erro, o que mata as pessoas não são os erros cometidos, e sim a tentativa frustrada de parecer os elos da perfeição, e tentar viver de uma forma a gradar as pessoas, quando se tenta ser perfeito muita coisa se estraga, até a felicidade, a paz do espírito e a tranquilidade emocional, muitas pessoas não são felizes porque vivem a vida dos outros, vida aparentemente perfeitas, e quando olham pra si mesma só vêem decepções e dores, e não tem a capacidade de lidar com isso, é daí que muitos começam a ser enganadores, mentirosos e fingidos, e com razão, nossa sociedade está programada mentalmente a jogar pedras aos imperfeitos, e não para ajudar quem se perde no caminho, e para não ganhar pedradas, as pessoas fingem perfeição, e sofrem, e infelizmente o sofrimento de ser perfeitos fingidos é pior que de ser um imperfeito assumido, porque no dia que mascara cair sinceramente a pessoa descobre o tipo de pessoa que tenta esconder do mundo.

É possível cometer erros e voltar a trilhar o caminho certo, mas para isso é necessário matar um soldado chamado soberba e um amigo chamado egoísmo, a soberba faz com que as pessoas se preocupem com a boa reputação mesmo que sua vida seja porcaria, e por sua vez o egoísmo faz com que as pessoas vivam focadas em si querendo aprovação das pessoas ao redor, até de acções meramente erradas; Sendo possível voltar no caminho depois de errar, a recomendação é reconhecer nossos erros, e buscar ajuda, o apóstolo João disse:

se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça,

confessar nossos erros não é sinal de fraqueza, e sim de humildade, reconhecer nossa capacidade de cometer erros, que somos falhos e precisamos de ajuda, perdemos bençãos grandes por não querer admitir que somos falhos e tentamos provar aos outros que temos uma vida perfeita mesmo sabendo que nossa vida é cheia de erros. Provérbios 28:13. Quem camufla suas faltas jamais alcançará o sucesso, mas quem as reconhece, confessa e abandona, recebe toda a compaixão de Deus!

É necessário rever nossa linha de tempo e fazer análise comportamental, e perceber como se chegou a actual situação e quais foram as motivações boas ou erradas que nos fizeram cometer erros, muitas vezes as companhias nos fazem cometer erros, as vezes nossas ambições e cobiças, lembrar onde se caiu é muito crucial para levantar, porque na minha lógica é impossível levantar sem que se perceba que houve queda, a capacidade de lembrar da queda determina a força do levantar, ou do permanecer caído, Depois que se sabe onde se caiu, é fácil remediar os passos, e policiar quando as vontades tendem a atrair para aquilo que é errado, a intenção não é correr atrás da perfeição, e nem de tentar corrigir o passado, e sim evitar cometer os mesmos erros, isso muita das vezes tem exigências que inclui abrir mão de certas pessoas e de certos hábitos e atitudes que não me levavam a lugar nenhum, Gênesis 4: 7. Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!”

É também necessário saber distinguir as distrações, tem algumas pessoas que aparecem aparentemente pra ficar e te trazer felicidade quando na verdade é só pra te destruir de teus propósitos e objetivos, aprender a não ser oportunista é muito importante, nem todo mundo se importa com você, nem todo mundo que diz te amar realmente sinta isso, alguns estão na sua vida pra cumprir agenda deles, não deixe que as distrações te façam perder a noção do que você deseja e daquilo que considera ser o certo para sua vida, Provérbios 15: 22. Onde não existe conselho fracassam os bons planos, mas com a cooperação de muitos conselheiros há grande êxito. As pessoas com quem temos compactuado, tem a capacidade de em parte determinar o curso da nossa vida, é tempo de buscar a sabedoria para lidar com nossos erros.

A sabedoria te livrará das veredas dos maus, das pessoas de palavras ardilosas; dos que abandonam o caminho da verdade e trilham os atalhos da mentira e das trevas; que se alegram em praticar o mal e comemoram a crueldade dos perversos, seguem por atalhos tortuosos e se extraviam em suas próprias trilhas. Provérbios 2:12-14.

Post a Comment