Gálatas 3: 24. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
A lei é como um espelho para nos mostrar o que somos falhos e que precisamos de um Salvador, a lei por si só não é capaz de nos salvar. Havia a necessidade de uma nova aliança!
Sim, uma nova aliança…
Jeremias 31: 31. Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor. 33. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Lucas 22: 19. E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. 20. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
Esta é uma aliança incondicional e depende da obra consumada pela Jesus na cruz, não podemos trabalhar para obter os beneficios desta aliança, apenas temos que receber este presente ou promessa através da fé. (Efésios 2:8)
Para quem é a nova aliança?, Para todas as pessoas e todas nações (Efésios 2: 11-18)
Propósito da nova aliança: Reconciliar o homem com Deus, trazer um sacrificio perfeito para todos os pecados da humanidade, para que recebamos o perdão pela fé e trazer as pessoas de volta à posição correta com Deus e conceder a vida eterna (João 3:16)
E sim estamos na nova aliança!
Hebreus 8: 13. E, quando Deus fala da nova aliança, é porque ele já tornou velha a primeira. E o que está ficando velho e gasto vai desaparecer logo.
Hebreus 10: 9. Depois ele disse: “Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade.” Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo.
A fé,
Gálatas 3: 23. Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. 24. Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé. 25. Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós. 26. Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus.
Hebreus 8: 6. Mas, de fato, Jesus foi encarregado de um serviço sacerdotal que é superior ao dos sacerdotes. Pois a aliança que ele conseguiu é melhor porque ela se baseia em promessas de coisas melhores.
Hebreus 9: 15. Portanto, é Cristo quem consegue fazer uma nova aliança, para que os que foram chamados por Deus possam receber as bênçãos eternas que o próprio Deus prometeu. Isso pode ser feito porque houve uma morte que livrou as pessoas dos pecados que praticaram enquanto a primeira aliança estava em vigor.
Jesus é a revelação completa de Deus e a Biblia é uma descrição sobre Deus se revelando pessoalmente aos seres humanos. Deus quer que vivamos pela fé. Não podemos nós mesmos nos salvar, precisamos de um Salvador Jesus. Agora temos uma nova aliança dependente da obra consumada de Jesus na cruz.
Postar um comentário