Sal da terra, luz do mundo!


De certa forma as aparências fazem parte do dia a dia dos seres humanos, há quem acredite que as aparências não definem o carácter das pessoas, e há quem acredite que o carácter de um indivíduo se revela nas aparências que tal indivíduo apresenta, há um grupo que acredita que o exterior das pessoas não define o seu interior e há quem acredite que o interior se revela no exterior.

Por exemplo: ao caminhar na rua e encontrar um homem todo bem aprumado com gravata e casaco há pouca possibilidade de reagir do mesmo modo quanto encontrar um homem, cheio de tatuagens vestido de calças grandes com muitas jóias correntes e muita coisa no corpo, não que esteja a favor dos que avaliam ou classificam as pessoas de acordo com as vestes, mas quero acreditar que a forma como as pessoas se apresentam é importante, porém a forma como elas são é mais importante.

Jesus disse uma vez em Mateus 5:13: ”vós sois o sal da terra mas se o sal perder o seu sabor como há de temperar? Para nada mais presta senão para lançar fora e der pisado pelos homens.”

Reflexão: 

1º facto: sempre que se vai as compras compra se de tudo, e por vezes o sal não está na lista, ou seja ele é esquecido,

2º facto, normalmente o sal é um dos produtos mais barratos da lista das compras, e sem ele nada se pode fazer,

3º facto, o sal tem a capacidade de influenciar no sabor das refeições, se não tem a comida não é tão boa, se suficiente, e se muito os que a consomem precisaram de muita água, sim, muito sal causa sede.

Mas oque isso tem a ver com o assunto em abordagem?

É simples: Jesus disse que os cristãos são a luz do mundo, e nós sabemos que os cristãos são na maioria das vezes esquecidos em muitas partes da sociedade humana, razão pela qual o mundo está como esta hoje, porque aqueles que deviam dar sabor a vida e ao mundo não estão, há um grande perigo quando os governos não respeitam as leis cristãs, há grandes perigos quando certas instituições não respeitam as leis cristãs, porque de certa forma as coisas não poderão correr no rumo certo, quando me refiro a leis cristãs, não estou a falar de igrejas que se consideram cristãs, nem de seitas religiosas cristãs e nem mesmo de homens que fazem tolices em nome do cristianismo, os cristãos são conhecidos por ser seguidores de Jesus Cristo, e como sabemos as doutrinas de Jesus são baseadas em amor a Deus, amor ao próximo, liberdade, dignidade humana, justiça, conduta moral e muita dessas coisas, razão pela qual Jesus disse aos seus discípulos vós sois o sal da terra, o sal tem a capacidade de influenciar no sabor das comidas, assim como os crentes tem a responsabilidade de influenciar no curso do mundo.

Um único cristão é capaz de fazer com que os governos não sejam corruptos, a criminalidade se reduza a zero, apesar de ser o povo menos valorizado da terra, os cristãos tem a capacidade de mudar o mundo (Tiago 5: 15. e a oração, feita com fé, curará o doente, e o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, será perdoado.), infelizmente muito desses estão escondidos em templos grandes e majestosos e o mundo indo de mal a pior, que Deus nos dê graça e levante cristãos tão salgados que farão com que o mundo tenha sede de buscar por água

Voltando nosso ponto de partida, aparências Jesus disse em Mateus 5:14. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. 15. Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa. 16. Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.

Somos a luz do mundo, infelizmente as pessoas não entendem bem essa verdade, por isso que as pessoas se preocupam com aparência exterior, quando vou aos cultos por exemplo, todos se amam, todos vestem roupas decentes, todos oram, todos se importam um com o outro, mas quando cada qual vai a sua vida, tudo volta a ser como antes, 1 Samuel 16: 7. Entretanto, Yahweh assegurou a Samuel: “Não te impressione diante da aparência nem da estatura desse homem, pois Eu o rejeitei. Eis que Deus enxerga não como o ser humano vê, porquanto o homem julga e toma em elevada consideração a aparência, mas o SENHOR sonda o coração.”

Problema: como ser luz se até na igreja existe trevas? 

Existem falsos profetas que usam a luz para promover as trevas?Solução: leia: a parábola do joio e o trigo, o problema não está nos falsos que se levantam, e sim nos verdadeiros que não fazem muito, é verdade que o mundo está corrompido até as igrejas, mas é verdade que ainda existe pessoas do bem, e crentes obedientes a Deus.

Quando Deus diz para sermos luz, ele quer que sejamos e não que sejamos parecidos com a luz, a nossa conduta dentro da igreja deve ser a mesma fora da igreja, nossa dedicação, nossa preocupação pelos outros, nossa fervura, deve ser a mesma coisa, e que façamos isso não porque temos que fazer, ou porque queremos ganhar o favor ou algo de Deus porém façamos porque isso é quem nós somos, a luz que ilumina esse mundo de trevas. O apóstolo João disse:

Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.”

Atos dos Apóstolos 13: 47. Porquanto dessa maneira o Senhor nos ordenou: ‘Eu te constitui como luz para os gentios, a fim de que tu leves a Salvação até os confins da terra’.

Isaías 60: 1. “Põe-te em pé! Levanta-te e resplandece, porquanto a tua Luz é chegada, e a Glória de Yahweh raia sobre ti. 2. Em verdade, as trevas cobrem a terra, a escuridão envolve todas as nações, mas sobre ti levanta-se a face de Yahweh e a sua Glória aparece sobre ti. 3. As nações caminharão na tua Luz, e os reis, no clarão do teu sol nascente.

1 Tessalonicenses 5: 5. porquanto, vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, muito menos das trevas. 6. Assim, pois, não durmamos como os demais; mas estejamos alertas e sejamos sóbrios;

1 Pedro 2: 9. Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz. 10. Vós, sim, que antes não éreis sequer povo; mas agora, sois o Povo de Deus; não tínheis recebido a misericórdia, contudo agora a recebestes.

No demais irmãos, é necessário que nossa vida seja com forma a influenciar o mundo sobre o amor de Deus, que nossas atitudes atraim as pessoas para a nossa fé, que o Senhor nos dê a capacidade de mostrar ao mundo o poder do evangelho, através de nossas palavras, através de nossas atitudes, através de nossas forma de vestir, afim de que o nome de Deus não seja blasfemiado.

Post a Comment