Mateus 13: 24. Jesus lhes contou outra parábola: “O Reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. 25. Entretanto, quando todos dormiam, chegou o inimigo dele, lançou o joio no meio do trigo, e seguiu o seu caminho. 26. Assim, quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. 27. Os servos do dono da plantação foram até ele e perguntaram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Então, de onde vem o joio?’. 28. Ele, porém, lhes respondeu: ‘Um inimigo fez isso’. Então os servos lhe propuseram:‘Senhor, queres que vamos e arranquemos o joio?’ 29. Ao que o senhor respondeu: ‘Não, pois ao tirar o joio, podereis arrancar juntamente com ele o trigo. 30. Deixai-os, pois, crescer juntos até à safra, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Primeiro ajuntai o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro’”.
Introdução
A parábola do joio e do trigo só é registrada no livro de Mateus e é de carácter profético, e consta das que falam da consumação dos séculos. Jesus aproveitou o impacto do seu ensino após discórdias sobre a parábola do semeador, e no mesmo capítulo tomou a figura da actividades agrária que era muito comum aos seus ouvintes e propôs lhes esta parábola.
O reino dos céus
há muitas suposições no que tange ao reino dos céus, alguns acreditam que a expressão refere se ao domínio de Cristo trazido por Ele na terra, e reino dos céus é diferente de reino de Deus. Em Mateus 4:17 Jesus disse: “arrependei vos, pois é chegado o reino dos céus”, e refere se a sua missão para aqueles que estavam nas trevas no capítulo 5.19. O senhor elogia, os que guardam os mandamentos e diz que serão chamados grandes no reino dos céus. E isso indica um sentido futuro, no capítulo 12:28 Jesus afirma: “mas se eu expulso os demônios pelo espírito de Deus, e conseguintemente chegado a vós, o reino de Deus.
O trigo e o joio
Trigo
No sentido natural, trata se de uma planta herbácea, cultivada em terras de clima temperado, cuja semente serve para fazer pão, por conter diversas proteínas. Na parábola em análise, o trigo é chamado de. “boa semente” e refere se muito claramente, aos filhos do reino (Mateus 13:38b).
Enquanto Jesus ensinava esta parábola, era antes que a igreja fosse estabelecida, no seu sentido estrito, mas para nós, após o pentecoste, podemos entender que o trigo representa a figura dos crentes fiéis: Mateus 24:45, 25:21, Apocalipse 2:10, 17:14), salvos (João 5:24) Santos (1 Pedro 1:15, hebreus 12:14) cheios de amor ( João 13:34,35) e purificados pelo seu sangue (apocalipse 7:14) através da lavagem regeneradora do espírito santo (tt2.5), os quais estão reservados para a boa colheita, na vinda de Jesus, os comparados ao trigo fazem parte da lavoura de Deus, (1 Coríntios 3:9a). Não se perderão, mas serão recolhidos ao celeiro do Senhor.
O joio
Esta planta significa: erva anual da família gramíneas ( lolium temuletum) ela cresce principalmente nas plantações de trigo e tem um princípio tóxico, coisa daninha, ruim, surge entre as boas e corrompe, é também chamado de trigo bastardo, esta planta não tem diferença com o trigo, na verdade só se difere quando chega a hora da colheita, no sentido bíblico o joio representa os filhos do maligno, estas plantas ( joio e trigo) podem conviver juntos mas jamais devem se misturar.
Existem pessoas na igreja que se parecem muito com os crentes fiéis mas não são, eles crescem ou seja assumem posições e até no ministério, mas não são percebidos, visto que, exteriormente assemelham se aos crentes verdadeiros, daí que nos dias de hoje se faz muito necessário o dom de discernimento dos espíritos ( colossenses 12:10c) para que os mesmos sejam revelados (1 João 4:1).
O campo
Após oque significam o joio e o trigo, o senhor Jesus esclareceu aos discípulos oque era o campo ao dizer lhes : O campo é o mundo, Mateus 13:38a. Está é uma afirmação interessante, o mundo quando significa planeta terra não pertence ao diabo mas a Deus, diz o salmista: Do senhor é a terra, e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Desse modo temos outra visão do ambiente em que se encontram o trigo e o joio, no mundo, em que estão os salvos ( dentro da igreja) e os perdidos, disseminados pelo inimigo, o qual faz que eles se infiltrem entre os crentes,
a) A seara é grande:(Mateus 9:37) O mundo hoje, está com mais de 5 biliões de habitantes, apenas 25% diz se cristão, e isso inclui as seitas que se apropriam indevidamente do nome de Jesus Cristo, e as religiões ditas cristãs.
b) Os ceifeiros são poucos: (Mateus 9:37) Se no tempo de Jesus os ceifeiros eram poucos para o tamanho da Seara, quanto mais agora, há mais pregadores do islamismo em todo mundo mais que missionários cristãos, em Moçambique por exemplo, há muitas palhotas de curandeiros mais que igrejas verdadeiras é notável a falta de missionários.
A proibiçã de se arrancar o joio
A inquietude dos servos(v28):
Os servos perguntam ao dono do campo: queres que vamos arranca-lo? A primeira vista, conseguimos ver o zelo natural dos servos do dono da Seara, do pai de família, quando ao perceberem a presença de um perigoso cereal semeado não por eles, mas por um inimigo, desejavam erradicar ele, no momento em que descobriram a existência dele.
Antes já haviam perguntado: Senhor não semeaste no teu campo boa semente? Porquê então o joio? Ainda hoje no meio dos servos de Jesus, há muita iniqüidade e indagação, aparentemente sem respostas para muitos, porquê Deus permite no mundo até no meio do seu povo, que haja o mal? Há crentes que gostariam de ver a mão do Senhor descarregar se sem piedade sobre ímpios lá fora, e sobre os que são joio dentro da igreja, é o zelo de Jonas, oque preferia morrer ao invés de viver após pregar, e viu que Deus demostrar misericórdia aos pecadores.
A resposta do dono do campo.(v28)
Não, para que ao colher o joio, não arranques também o trigo com ele. O dono do campo não queria o joio sabia que seu inimigo fez ma semeadura, estava consciente do problema, mas via mais longe, observava os prejuízos causados por uma colheita precipitada do joio, ele demonstrou prudência, paciência para com o mal, e não desejava prejudicar a boa safra.
a) não queria perder o trigo v(30)
Ele sabia que o joio estava enraizado com o trigo e que ao arranca-lo prematuramente prejudicaria o bom cereal
b) O aguardar da ceifa (v30)
Deixai crescer ambos, juntos até a ceifa, na parábola e na sua explicação (vv39-41), Jesus ensina que a ceifa é o fim do mundo, quando os anjos no papel de ceifeiros colherão joio, ou seja, tudo que causa escândalos e os que cometem iniqüidade e lança-los-ão na fornalha de fogo, ali haverá pranto e ranger de dentes. Deus não tem pressa, os ímpios no juízo final, vão comparecer diante do trono branco bem como os que parecendo ser salvos viveram no meio da igreja e causaram males e decepções e serão julgados. Aqui cabe uma explicação : isso não quer dizer que hoje, os homens de Deus, os seus ungidos, os “anjos das igrejas”, não tenham autoridade para excluir os que cometem pecados e transgressões evidentes na igreja, destes devemos separar nos se não se arrependerem ( 1 Coríntios 5:9-13).
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