2 Crônicas 7: 13. Quando eu defechar o céu e não deixar que chova, ou ordenar aos gafanhotos que destruam as colheitas, ou mandar uma peste atacar o povo, 14. então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo.
Está confirmado que a primeira pregação de Jesus foi o nosso título: arrependei vos pois é chegado o reino dos céus, mas aí vem a pergunta, oque seria essa tal coisa de arrependimento? Bom, arrependimento pode ser considerada uma das palavras mais mal compreendidas do universos, para muitos arrepender se, significa sentir dor e chorar,
Joel 2: 12. O Senhor Deus diz:
“Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. 13. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.”
Voltem para o Senhor, nosso Deus,
pois ele é bondoso e misericordioso;
é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar. 14. Talvez o Senhor, nosso Deus, mude de ideia e abençoe o seu povo,dando-lhe boas colheitas. Então vocês poderão apresentar a Deus ofertas de alimento e de vinho.
até que pode ser mas não é simplesmente chorar, para outros oque também não é, significa fazer alguma boa acção tipo obras de caridade, ou esse negócio de piedade, para apagar um pecadão ou uma determinada acção não boa, mas arrependimento não significa isso, a palavra original grega para arrependimento deixa claro que “arrependimento não é só pedir perdão a Deus, ou chorar uns 20 litros de lágrima, nem mesmo fazer boas acções para provar o arrependimento ou sei lá sentir pena”, mas é a alteração da mentalidade, ou seja é modificar a forma como pensa sobre determinado assunto, matematicamente falando é virar 180⁰ nas suas convicções, crenças e ideologias.
Romanos 2: 4. Ou será que você despreza a grande bondade, a tolerância e a paciência de Deus? Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida. 2 Coríntios 7: 9. Mas agora estou alegre, não porque vocês ficaram tristes, mas porque aquela tristeza fez com que vocês se arrependessem. Aquela tristeza foi usada por Deus, e assim nós não causamos nenhum mal a vocês. 10. Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte.
De acordo com a Bíblia existe um jeito de alterar a mudança em nossos pensamentos, mudança tal que produz arrependimento, que é nada mais, nada menos que entender que Deus é bom.
O Senhor Deus, é totalmente bom e só quer coisas boas para nós, adquirir uma compreensão clara do amor de Deus facilita no nosso comportamento pois percebemos como ele quer que nossa conduta seja, o amor de Deus causa isso, e isso modificará a forma como vemos a Deus, seguiremos seus caminhos na paz e na tranquilidade pois saberemos que todas instruções que Deus nos dá, são para nossa proteção e fortalecimento.
Tiago 1: 17. Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.
Ficar triste por ter cometido uma determinada acção ruim não significa necessariamente demonstração de arrependimento, há pessoas que choram, mas momentos depois dos 30 litros de lágrima voltam a fazer algo pior e choram de novo, 2 Coríntios 7:9-10, nos mostra suas situações opostas, a primeira, tristeza do mundo, e, a tristeza piedosa, a tristeza do mundo produz morte, e por outro lado, a tristeza piedosa leva ao arrependimento e salvação, a tristeza do mundo, é o tipo de dor que não é do coração, pode se considerar vergonha, por exemplo quando alguém é pego fazendo algo errado, sente vergonha de dizer me desculpe, mas é uma desculpa de uma compreensão natural e destrutiva de nossas ações. Um indivíduo que expressa esse tipo de tristeza, verdadeiramente em verdade não está interessado em mudar seus comportamentos, a tristeza piedosa é uma compreensão de que se ações realizadas, neste caso o pecado, é destrutivo para todos envolvidos.
De qualquer forma o pecado traz a morte e quando compreendemos este fato, desenvolvemos uma mudança radical na forma como pensamos no pecado. O pecado torna-se o nosso inimigo, e não algo que nós queremos fazer, nós vemos a verdadeira natureza do pecado nos desviamos dele e voltamos a Deus.
Atos dos Apóstolos 20: 20. Vocês também sabem que fiz tudo para ajudar vocês, anunciando o evangelho e ensinando publicamente e nas casas. 21. Eu disse com firmeza aos judeus e aos não judeus que eles deviam se arrepender dos seus pecados, voltar para Deus e crer no nosso Senhor Jesus.
Postar um comentário