E amarás ao teu próximo como a ti mesmo


As diferenças nos tornam exclusivos, costuma se dizer que o que você é ninguém é por mais que tenha tudo que você tem, e Deus colocou assim para que tivéssemos a capacidade de desenvolver o amor, e respeito pelos outros, uma vez Jesus falando aos seus discípulos dizia: Lucas 6: 27. —Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. 28. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Numa outra parte da conversa abordou a questão do nosso tema: se amar apenas os que te amam qual a diferença entre você e os pecadores?

Certamente que não é fácil amar as pessoas, cada um tem suas características algumas que vão de acordo com as nossas exigências, e outras características que podemos considerar aborrecedoras por conta disso, amar é uma tarefa difícil e envolve muitos aspectos, note que o amor de Jesus é grande, e o amor que ele quer que tenhamos é o mesmo que ele tem pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão, esse tipo de forças só se vence pelo amor, Provérbios 24: 17. Não fique contente quando o seu inimigo cair na desgraça. 18. O Senhor Deus vai saber que você ficou contente com isso e não vai gostar. E ele poderá parar de castigar esse inimigo. 

——Pergunta: eu amo meu filho/irmão/pai/mãe/namorado/marido/blá blá devo amar mais pra provar que tenho amor ao próximo?

 Absolutamente não, esse tipo de amor é amor natural, eu amo meu irmão sem precisar de muito esforço, amo minha mãe, meu pai e por aí em diante, de forma natural, o amor em questão aqui é para os inimigos, Jesus disse ama teu inimigo, a capacidade de amar não se resume a cuidar dos que vivem ao nosso redor e nos fazem bem, amar é cuidar bem até dos que nos maltratam.

O amor é a única marca que Jesus deixou para a igreja para servir de testemunho para o mundo, nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa todas as ofensas. Porquê devemos amar?

Amamos porque conhecemos a Deus

1 João 4: 7. Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. 8. Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor.

Amamos porque não somos assassinos

1 João 3: 14. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto. 15. Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna.

Amamos porque amar obedece toda lei

Romanos 13: 8. Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. 9. Os seguintes mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice” — esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” 10. Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei.

Amamos porque Deus nos deu a capacidade de amar

Hebreus 13: 1. Continuem a amar uns aos outros como irmãos em Cristo. 2. Não deixem de receber bem aqueles que vêm à casa de vocês; pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber. 3. Lembrem dos presos, como se vocês estivessem na cadeia com eles. Lembrem dos que sofrem, como se vocês estivessem sofrendo com eles.

Amamos porque somos justos (justificados)

1 Coríntios 13: 4. Quem ama é paciente e bondoso.

Quem ama não é ciumento,

nem orgulhoso, nem vaidoso. 5. Quem ama não é grosseiro nem egoísta;

não fica irritado, nem guarda mágoas. 6. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. 7. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança

e paciência.

Amamos porque somos sábios

Filipenses 1: 9. O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, 10. a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. 11. A vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus.

Amamos porque Jesus nos ama

João 15: 9. Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. 10. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.

Amamos porque estamos vivo

1 João 3: 14. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto.

Amamos porque nossos pecados foram perdoados

1 João 4: 9. Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. 10. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados. 11. Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros.

Amamos porque somos filhos de Deus

João 3: 16. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 1: 12. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. 13. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.

Ainda faltam 1073830292627290191626374939265181017363920172830302728 motivos porquê devemos amar, de salientar que cristão de verdade é aquele que ama, e cristão que não ama, não existe.

Post a Comment